top of page

O Testemunho do Espírito e dos Discípulos

Liturgia Diária:

Dia 26/05/2025 - Segunda-feira


Evangelho: João 15,26-16,4a

“Quando vier o Paráclito, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; e virá a hora em que todo aquele que vos matar julgará prestar culto a Deus. Farão isso porque não conheceram o Pai nem a mim. Mas vos disse isso para que, quando a hora chegar, vos lembreis de que eu vo-lo tinha dito.”

Jesus no cenáculo promete o Espírito Santo, iluminado por luz celestial, enviando os discípulos ao testemunho, em arte sacra hiper-realista.

Reflexão:

Jesus promete o envio do Paráclito, o Espírito Santo, que procederá do Pai e dará testemunho dele. Este testemunho é o coração da missão da Igreja. Como ensina Santo Agostinho: "O Espírito Santo é o laço de amor entre o Pai e o Filho e nossa fonte de coragem" (De Trinitate, XV, 26).

O Espírito da Verdade age na Igreja e em cada fiel, iluminando a inteligência e fortalecendo a vontade para dar testemunho de Cristo. O Catecismo afirma: “O Espírito Santo prepara os homens, prevenindo-os com a sua graça, para atrair a Cristo” (CIC, nº 737).

Jesus adverte os discípulos sobre a perseguição: expulsão das sinagogas e mesmo a morte. Esses sofrimentos seriam vistos como "serviço a Deus" por aqueles que, na verdade, não conhecem o verdadeiro Deus. Trata-se de uma realidade dolorosa, mas anunciada para fortalecer e preparar o coração dos fiéis.

Literalmente, vemos a missão do Espírito Santo como testemunha e defensor. Alegoricamente, reconhecemos a assistência constante do Paráclito na história da Igreja. Moralmente, somos chamados a perseverar no testemunho da verdade. Anagogicamente, olhamos para a gloriosa recompensa prometida aos que permanecem fiéis.

O testemunho cristão, mesmo em meio à hostilidade, é sinal da presença do Espírito. Jesus nos lembra que a perseguição não deve nos escandalizar, mas nos unir ainda mais a Ele. São João Crisóstomo ensina: "Nada é mais glorioso do que sofrer pelo nome de Cristo" (Hom. in Acta Apostolorum, 10).

Com coragem e docilidade, demos testemunho da verdade de Cristo, confiando na assistência constante do Divino Espírito, que nos fortalece e guia.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Tenho me deixado conduzir pelo Espírito Santo no testemunho de minha fé?

2. Como reajo diante das dificuldades e oposições por causa do Evangelho?

3. Recordo que o sofrimento por Cristo é participação em sua vitória?


Mensagem Final:

O Espírito Santo é nossa força no testemunho cristão. Mesmo em meio à perseguição, somos chamados a perseverar com coragem e amor. Lembremo-nos das palavras de Jesus: Ele nos preparou para as dificuldades, mas também nos garantiu a sua graça. Testemunhemos com fidelidade, confiantes no Espírito da Verdade.

Comments


Receba Inspirações Diárias em Seu E-mail. Assine a Newsletter do Caminho de Fé

Permita que a Palavra de Deus ilumine sua vida! Inscreva-se e receba e-mails sempre que publicarmos novos conteúdos para enriquecer sua caminhada espiritual.

Não perca a oportunidade de transformar cada dia com fé, esperança e inspiração. Inscreva-se agora!

Obrigado(a)!

bottom of page