top of page

Servir com Cristo para Ser Feliz

Liturgia Diária:

Dia 15/05/2025 - Quinta-feira


Evangelho: João 13,16-20

Disse Jesus aos seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se sabeis isso, sereis felizes se o praticardes. Não falo de todos vós; eu conheço os que escolhi. Mas é para que se cumpra a Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar'. Desde agora vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Jesus ensina os apóstolos após o lava-pés, falando sobre humildade, envio e revelando o traidor. Inspiração em João 13,16-20.

Reflexão:

Neste trecho do Evangelho, Jesus continua seu discurso no contexto da última ceia, logo após ter lavado os pés dos discípulos. Ele revela o coração do discipulado: a humildade no serviço. A verdadeira grandeza não está em ser servido, mas em servir, como o próprio Senhor fez.

Ao dizer que “o servo não é maior que seu senhor”, Jesus estabelece a regra da igualdade evangélica: se Ele, sendo o Mestre, se inclinou para lavar os pés, seus seguidores devem agir da mesma forma. Servir é o caminho para a bem-aventurança: “Sereis felizes se o praticardes”. A felicidade cristã nasce da doçura da caridade.

Jesus também antecipa a traição de Judas, citando o Salmo 41,10. Ao fazê-lo, demonstra que sua paixão não será um acidente, mas parte do plano salvífico de Deus. O conhecimento prévio da traição reforça a soberania de Cristo sobre os acontecimentos.

A declaração “Eu Sou” remete ao nome de Deus revelado a Moisés (Ex 3,14), e manifesta a identidade divina de Jesus. Crer que Ele é o "Eu Sou" é reconhecer sua divindade e sua missão como enviado do Pai.

Por fim, Jesus eleva a missão dos discípulos: quem os acolhe, acolhe o próprio Cristo, e, por Ele, o Pai. Isso confere dignidade sublime à missão apostólica e, por extensão, a todo batizado. Como ensina o Catecismo: “Cada batizado é chamado a ser testemunha de Cristo diante do mundo” (CIC 2472).


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Tenho vivido o serviço aos outros com humildade, seguindo o exemplo de Jesus?

2. Reconheço a dignidade de representar Cristo em minha missão cotidiana?

3. De que maneira posso tornar minha vida um testemunho da presença de Deus?


Mensagem Final:

Jesus nos mostra que servir com amor é o caminho da verdadeira felicidade. Ele nos envia como seus representantes, e em cada gesto humilde anunciamos o Pai. Que nossas palavras e ações revelem Aquele que nos amou até o fim. Servir como Cristo é viver em plenitude o Evangelho da graça e da verdade.

Comentários


Receba Inspirações Diárias em Seu E-mail. Assine a Newsletter do Caminho de Fé

Permita que a Palavra de Deus ilumine sua vida! Inscreva-se e receba e-mails sempre que publicarmos novos conteúdos para enriquecer sua caminhada espiritual.

Não perca a oportunidade de transformar cada dia com fé, esperança e inspiração. Inscreva-se agora!

Obrigado(a)!

bottom of page