top of page

Ver o Filho é Conhecer o Pai

Liturgia Diária:

Dia 17/05/2025 - Sábado


Evangelho: João 14,7-14

Disse Jesus a seus discípulos: “Se vós me conhecêis, conhecereis também o meu Pai. Desde agora o conheceis e o vistes”. Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como podes dizer: 'Mostra-nos o Pai'? Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é quem realiza as suas obras. Crede-me: estou no Pai e o Pai está em mim. Crede ao menos por causa das obras. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores que estas, porque eu vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

Cristo revela ao apóstolo Filipe que quem O vê, vê o Pai. Luz divina desce sobre Ele. Cena de João 14,7-14.

Reflexão:

Neste trecho, Jesus revela a unidade profunda entre Ele e o Pai. Sua resposta a Filipe é direta e cheia de ternura: “Quem me viu, viu o Pai”. A face do Pai se manifesta no Filho. Ver Jesus é contemplar a misericórdia, a verdade e a fidelidade do Pai. Como ensina São Gregório de Nazianzo: "Cristo é a imagem perfeita do Pai invisível" (Orationes, 30).

A união entre Jesus e o Pai não é apenas moral, mas ontológica. As palavras e as obras de Jesus são do Pai, pois Ele é a Palavra encarnada. Crer nisso é aderir ao mistério da Trindade e entrar na comunhão de amor eterno entre as divinas Pessoas.

Jesus convida seus discípulos a crerem n’Ele e em suas obras. Mas vai além: promete que aqueles que crêm realizarão obras ainda maiores. Trata-se não de milagres extraordinários, mas da expansão da missão, do crescimento da Igreja e da efusão do Espírito.

Ele também promete atender aos pedidos feitos em seu nome. Essa promessa está ligada à união com sua vontade e com a glória do Pai. O Catecismo afirma: “Pedir em nome de Jesus é pedir segundo sua vontade e em união com seu Coração” (CIC 2614).

Hoje, Jesus nos recorda que não estamos sozinhos. Ele intercede por nós junto ao Pai, e nos chama a viver na fé, na confiança e na caridade. Conhecer Jesus é entrar no coração do Pai.


Pensamentos para Reflexão Pessoal:

1. Tenho reconhecido em Jesus o rosto e o amor do Pai?

2. Como posso viver minha fé de forma mais profunda e confiante em suas promessas?

3. Em que aspecto preciso crescer para pedir em nome de Jesus, com reta intenção e fé?


Mensagem Final:

Jesus é o rosto visível do Pai invisível. Nele encontramos o caminho para conhecer a Deus e para realizar obras de amor e de fé. Que nossa oração, feita em seu nome, glorifique o Pai. Vivamos unidos a Cristo, e não temeremos: Ele nos conduz e nos atende em tudo que for para o bem.

Comentários


Receba Inspirações Diárias em Seu E-mail. Assine a Newsletter do Caminho de Fé

Permita que a Palavra de Deus ilumine sua vida! Inscreva-se e receba e-mails sempre que publicarmos novos conteúdos para enriquecer sua caminhada espiritual.

Não perca a oportunidade de transformar cada dia com fé, esperança e inspiração. Inscreva-se agora!

Obrigado(a)!

bottom of page